07

MAI

Redução de açúcar na indústria de alimentos.

postado por Milainox

Sua empresa está desenvolvendo novos produtos? Está mudando sua linha de produtos para se adaptar as novas necessidades do mercado e dos consumidores? Esse artigo vai te interessar!

As pessoas estão cada vez mais preocupadas com a saúde e buscando alimentos mais saudáveis. Os governos estão tomando diversas medidas para reduzir o consumo do açúcar tradicional, como aumento de tarifas e exigência de mudanças nos rótulos. 

Em contrapartida, reduzir a quantidade de açúcar ou substitui-lo por outros adoçantes muda o sabor dos produtos e torna a experiência sensorial do consumidor menos prazerosa, gerando uma certa rejeição de alguns produtos.

Vamos falar de algumas alternativas:

A estévia surgiu como uma alternativa saudável, com alto poder de adoçar. Porém apresenta um certo amargor característico. Outro ponto negativo é o alto custo do cultivo da planta e do processamento de suas folhas para extrair seu adoçante.

Laboratórios estão trabalhando em formas de reproduzir a mesma molécula encontrada na estévia através do xarope de cana.  O novo produto deve chegar ao mercado ainda em 2019.

Na indústria de alimentos, esse novo adoçante aparecerá como um competidor com o xarope de milho, que é largamente utilizado atualmente.

Outra opção para a indústria de alimentos é o xilitol.  Esse adoçante apresenta boa solubilidade em água, favorece a conservação do produto, e quando exposto a alta temperatura não ocasiona o escurecimento do produto, além de possuir elevada estabilidade térmica, e resistência a cristalização, possui alta capacidade de absorção de água, o que resulta na formação de uma textura tipo gel, melhorando a textura dos produtos . Além de poder ser empregado como antioxidante, hidratante, estabilizador e crioprotetor, por reduzir o ponto de congelamento de alguns produtos.

O xilitol atribui significativas vantagens, tanto ao produto quanto ao consumidor, e vem se mostrando excelente alternativa para elaboração de novos produtos. 

Se sua empresa está desenvolvendo novos produtos com redução de açúcar, ou mudando sua linha de produtos para se adaptar a estas novas necessidades do mercado e dos consumidores, a MILAINOX tem as melhores soluções para envase de grandes e pequenas produções.

Fale com nossa equipe!

 

As informações são do jornal Valor Econômico, Equipe MilkPoint, e adaptadas pela equipe Milainox.

 



Categorias

Últimos posts

Redução de açúcar na indústria de alimentos.
Dia mundial da água
Água de coco: sabor, saúde e reaproveitamento
Fispal Tecnologia 2017
47º Congresso Assemae
Minas Láctea 2017